quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E PREPARAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES


Se você precisa de ajuda para entender melhor qualquer assunto relacionado ao estudo da gramática da língua portuguesa, você poderá encontrá-la, via internet, através do e-mail que disponibilizo abaixo.
Minha experiência profissional de quase 10 anos, tendo trabalhado com todos os níveis escolares, do Fundamental ao Superior, é a garantia de qualidade e satisfação que você precisa.
Tem que resolver uma lista de exercícios? Fazer um trabalho? Precisa de revisão ou orientações para a sua monografia? Está de recuperação e quer aulas particulares via internet, sem sair de casa?
Tudo isso você encontra aqui.
Estou à disposição para ajudá-lo(a) no que for preciso, de maneira simples, personalizada, que atenda a todas as suas necessidades e que garanta o seu sucesso com o nosso querido idioma.
Vestibulandos também podem contar com aquela forcinha especial para a sua preparação para o vestibular.
Se a língua portuguesa é o seu problema, um bom e preparado professor é a solução!

Contato: profdanielvicola@gmail.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ESSENCIALMENTE SUBSTANTIVO


Inevitável parar no tropeço: atropelo da pedra a cruzar o caminho. Plano, traço, trilho. Estrela a chamar: brilho. Constante e incansável lembrete do sonho.
Daí o riso, o siso, o estranho. Coração e cambalhota são mesmo palavras que tão bem combinam.
A chuva cai e é de gota em gota que se esgota toda tristeza e toda melancolia: alegria do dia é esquecer-se de tudo e, desarmado, sorrir. Brisa nova, leve encanto: o manto da noite chega iluminado com novas esperanças a nos piscar no firmamento. Longe nunca é tão distante quando se acredita que o melhor é perto. Estar esperto pra vida é dever de todos.
Valsa suave ao vibrar das cordas: pernas, sapatos, aveludados movimentos. Voo sem asas, imaginação acesa. Brilho, vidro, acordes... sutileza.
A grandeza de tudo é seu olhar quem dita.
Medita o passado, cultiva o presente e faça do futuro uma boa promessa.
Sem pressa.
Que a espera faz parte de toda grande conquista.


Prof. Daniel Vícola

E NA HORA DA PROVA?


Talvez esta seja a reclação mais recorrente entre meus alunos concursandos: "Mas lá, na hora da prova, eu confundo tudo! Esqueço das regras, dos nomes, dos tempos verbais!" E, na verdade, o "branco" se deve a um só e determinante fator: seu grau de nervosismo e ansiedade no dia da prova!
Pensemos no seguinte: ao longo dos seus meses de preparação você estudou, prestou atenção nas aulas, resolveu exercícios, simulados, reviu uma série enorme de informações e tratou de organizar e atualizar o seu "acervo mental", certo? Certo. As coisas todas, então, estão exatamente lá, onde deveriam estar - onde você as colocou para que pudesse acessar com tranquilidade quando necessário.
O que acontece, então?
Acontece que, por mais organizado que esteja seu arquivo, você só vai conseguir fazer bom uso das informações coletadas e atualizadas se você estiver lúcido(a) e tranquilo o suficiente para saber COMO e ONDE procurar o que busca.
Não entendeu? É simples: a tensão e o nervosismo que se apossam de você no dia da prova fazem com que, mesmo com todas as chaves nas mãos, você não consiga localizar as "gavetas" corretas da sua memória! Tente relaxar, se concentrar, focar naquilo que a questão está exigindo de você. Compare, analise, construa associações pertinentes para chegar a respostas efetivamente possíveis e não apenas os já manjados "chutes"!
Uma dica que sempre dou em aula é a seguinte: véspera de prova é pra você re-la-xar, não para espanar a procura de todos os resumos, dicas e resoluções com os quais você nem se preocupou nas semanas anteriores!
É preciso agir com discernimento, bom senso e muita (mais muita mesmo!) tranquilidade.
Você se preparou e, portanto, não há o que temer.
O que acaba decidindo a partida, no final das contas, talvez nem seja a quantidade de estudo, mas a sua quota de paciência e tranquilidade ao resolver a sua prova.
Grande abraço a todos e até a próxima!


Prof. Daniel Vicola