Você já parou pra pensar no "poder da palavra"?
Estamos tão acostumados a lidar cotidianamente com ela que sequer percebemos, na prática, como comunicar-se bem é importante - por vezes, definidor e definitivo! - em nosso dia-a-dia.
Sempre aconselho meus alunos a pensarem na relação que andam estabelecendo com nosso querido idioma em seus pormenores. Eu os induzo a essa reflexão perguntando-lhes acerca não apenas das "gramatiquices", esse conhecimento de bolso cobrado em exames vestibulares e provas de concurso, mas da maneira como pensam e interagem com a nossa língua visando a atingir seus objetivos comunicativos. Vamos entender o que estou dizendo: o conhecimento puramente gramatical é importantíssimo, mas, na hora do "vamos ver" não o/a ajudará muito caso você não saiba como articular tal conhecimento à construção orgânica do ato comunicativo, levando em consideração todos os fatores envolvidos nesse processo.
Há uma importante tarefa que se coloca a todo aquele que inicia um ato de comunicação: certificar-se de que aquilo que será comunicado realmente seja codificado de uma forma que dê conta de atender a uma série de expectativas: a de quem fala, a de quem escuta ou lê e a do conteúdo que se pretende transmitir de maneira organizada, coerente, produtiva.
Efetivamente, quem não presta atenção no que diz, para quem diz e como diz, não está se comunicando.
Comunicar é transmitir de maneira eficaz uma informação ao seu interlocutor.
Se a informação não chegar ao seu destinatário, não poderemos dizer que houve, ali, processo comunicativo completo. Assim que pensar, refletir, selecionar melhor os elementos de que nos utilizaremos ao longo do caminho a percorrer se torne tarefa de enorme importância, merecedora de toda nossa atenção e cuidado.
É só parar para pensar no seguinte: fazemos, constantemente, adequações em nosso discurso em função do público ao qual o destinamos e do assunto que temos de transmitir a ele.
Ninguém fala com o diretor da empresa da mesma forma como se reporta ao colega de trabalho.
Da mesma forma, não falamos sobre assuntos delicados, como a morte de um ente querido, a uma criança ou a um adulto.
Ajustes são necessários o tempo todo.
E o conhecimento linguístico tem, posso lhes garantir, uma importância tremenda nessa reflexão sobre os objetivos a serem logrados num ato comunicativo. Essa importância se faz sentir desde a escolha do léxico empregrado até os meandros sintáticos e semânticos que perpassam toda a construção verbal do texto. E são vários os níveis de análise a que podemos submeter um texto verbal para lhe averiguar a boa organização e eficácia comunicativa, todos sabemos.
Estudar gramática, então, me ajuda a expressar melhor minhas ideias? Claro! Mas é preciso pensar em como a língua acontece e não apenas em como ela é descrita.
Você pode devorar manuais e mais manuais de gramática e, ainda assim, não obter a fluência textual que pretendia. E por que isso é assim? Porque uma coisa é você decompor o seu objeto de estudo e analisar-lhe as células, tecidos e órgãos. Outra coisa é entender como tudo isso se relaciona para um objetivo maior: a comunicação.
Por isso defendo o estudo aplicado da gramática da língua portuguesa; essa importante reflexão sobre a língua enquanto importantíssimo veículo de comunicação/interação entre os seus falantes.
Há quem diga, é fato, que o estudo gramatical é "bem chatinho" - e eu concordo, em partes, com tal declaração. Mas é a esse grupo específico que dirijo minha indagação final: "Será que você não está estudando o nosso idioma sob uma perspectiva equivocada? Será que você está, realmente, enxergando a aplicabilidade de tudo o que está aprendendo sob a forma de regras, nomenclaturas e classificações?"
Entenda: você só aprende, de verdade, um conteúdo ao qual atribui significado e relevância dentro do contexto do seu dia-a-dia.
Quem sabe se você parar de olhar para o estudo da língua como um amontoado infinito de "chatices" e passar a encará-lo como um importante auxiliar na construção verbal da sua realidade você não passe a aproveitar muito mais suas preciosas horas de estudo?
Fica registrado, aqui, o convite para que você experimente.
Um grande abraço a todos os leitores e até a próxima!
Prof. Daniel Vícola
4 comentários:
Oi fessor!
Primeiro: Vou escrever informalmente mesmo e sem acentos, pq se eu errar algo vou falar q foi de proposito! haha
Segundo: Sou aluna do Getusp, e desta vez estou fazendo o curso para Analista do INSS... E eh a primeira vez que faço sua aula!! Tenho que te contar uma coisa:
Vc eh o melhor professor de portugues do mundooooooo!
Antes eu achava que o Agnaldo Martino era o melhor... mas depois q vi suas aulas... putz!!! Nao tem pra ninguem!!!!!
Meu ponto fraco é Sintaxe e Analise morfologica. Ai professorrrrrrrrr!! nao entra na minha cabeca de jeito nenhum!!!!!!!!! Na prova de escrevente do TJ por exemplo.... eu quase gabaritei a prova inteira! se nao fosse a maldita analise sintaxe!!!!!!!!
Vc da curso em mais algum lugar?????? Da aulas particulares?? (rs.... seria um sonhoooooo!)
de qq forma, PARABENS mesmo professor!! Suas aulas sao D+!!!!!!!!!!!!!!
Ju, quanta honra!
Saiba que meu trabalho se justifica cada vez que consigo tocar a emoção e o entendimento das pessoas exatamente dessa forma como aconteceu com você.
É extremamente gratificante, para todo profissional, contar com o reconhecimento do seu público e, mais que isso, a gratidão e o carinho dele.
Um superabraço beeeeeeem caprichado!
Oi Daniel!!
Adorei o blog...
Muito a sua cara: bem explicado e bem organizado! rsrsrs...
Boa sorte e parabéns!
Espero que possamos nos ver logo logo!
Beijos,
Juliana.
Ah, que honra recebê-la por aqui, Ju!
O blogue anda meio desatualizado, mas é por um bom motivo.
Saudade dos nossos papos, Ju!
E, sim, tomara mesmo que nos vejamos logo!
Grande beijo!
Postar um comentário