Como sempre alerto aos alunos, nossa língua tem mistérios que a própria gramática desconhece. Pode ser numa conjugação verbal, na grafia esdrúxula de um termo, numa palavra que você jura - de pés juntos! - não existir e, quando vai consultar os bons dicionários, acaba descobrindo que existe, sim, e é, por incrível que pareça, até recomendada pelos defensores da norma culta.
É, minha gente, estudar nosso rico idioma é isso aí: estar sempre às voltas com dúvidas, as mais variadas possíveis!
O que me traz aqui, hoje, é a dúvida da Mirian, aluna da Turma Regular do GETUSP, que me perguntou, em sala de aula, o seguinte:
"Qual a forma correta, professor: PROPOSITALMENTE ou PROPOSITADAMENTE?"
E lá fui eu consultar todas as minhas mais seguras fontes para sanar mais essa dúvidae compartilhar a informação com os leitores do blogue.
Via de regra, o que os grandes dicionaristas da nossa língua registram como forma vernácula é o advérbio PROPOSITADAMENTE, derivado do adjetivo PROPOSITADO, ou seja "feito de propoósito".
De acordo com o padrão culto, então, parece-me, diante da pesquisa realizada, que a preferência lexical está com essa forma.
Contudo, alguns outros estudiosos da língua parecem não fechar as portas de todo para a variação PROPOSITALMENTE, mostrando-nos que, enquanto fruto de um processo de derivação sufixal, essa forma é totalmente válida, uma vez que o adjetivo PROPOSITAL existe, de fato, no vocabulário da língua e, portando, assim como acontece com PROPOSITADO, também pode dar origem a novas palavras como, no caso, o advérbio PROPOSITALMENTE.
Aqueles que defendem a existência de PROPOSITALMENTE, contudo, fazem uma ressalva: por não ser forma dicionarizada, embora perfeitamente concebível para os padrões de formação de palavras do português, eles recomendam que, em contextos mais formais, se utilize a forma vernácula PROPOSITADAMENTE.
E é isso, minha gente. A língua sempre nos levando a refletir sobre suas possibilidades e seus usos.
Espero ter contribuído com os estudos de todos vocês!
Grande abraço.
Professor Daniel Vícola
8 comentários:
Pessoal,
Talvez o problema tenha sido algo temporário. Verifiquei no painel do blogspot e tudo está habilitado normalmente.
Podem comentar à vontade!
Abraços!
Daniel.
Obrigado, Daniel, você sanou uma dúvida minha com essa postagem. Um abraço.
Caro Professor! Muitíssimo grato por seu esclarecimento. Tinha dúvidas sobre o "propositadamente e propositalmente".
Dúvidas sanadas!
Forte abraço!
Esclarecimento muito bom. De forma muito objetiva, não tenho mais dúvidas. Obrigado!
Esclarecimento muito bom. De forma muito objetiva, não tenho mais dúvidas. [2]
Obrigada!
Muito obrigado, Catarina!
Grande abraço!
Não seria interessante uma comparação com "real" que forma "realmente" como mais um argumento a favor do "propositalmente"?
Sim, Alex. É mais um exemplo - entre tantos outros que poderíamos citar!
Abraço!
Postar um comentário