"Bem-estar cresce à medida que envelhecemos, diz pesquisa."
Você já ficou em dúvida sobre essas duas expressões? Aposto que sim!
E, não raro, elas podem aparecer numa questão de concurso e roubar algum tempinho de você até que a decisão por uma ou outra seja tomada.
A princípio de conversa, você precisa saber que as duas expressões existem na língua portuguesa, ou seja, não estamos falando de uma expressão correta e outra incorreta, mas de duas expressões corretas, com empregos diferenciados.
É importante entender, então, quando utilizar cada uma delas.
Vamos resolver o impasse?
Observe os exemplos:
1) À medida que estudamos, tornamo-nos mais eficientes.
2) Na medida em que conhecemos as pessoas, tornamo-nos mais incrédulos.
As duas expressões “à medida que” e “na medida em que” são locuções conjuntivas, ou seja, equivalem a uma conjunção. Sendo assim, como já lhes demonstrei em aula, tais locuções têm por objetivo ligar duas orações.
Apesar de desempenharem o mesmo papel, a expressão “à medida que” tem emprego semântico diferente de “na medida em que”. Vamos entender o porquê:
Quando empregamos "à medida que", estamos nos referindo a uma ideia de proporção, ou seja, esta é uma locução conjuntiva proporcional. Essa expressão pode ser substituída por “à proporção que”. Sintaticamente, uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à oração principal e mantém com ela uma relação de comparação que pode ser de igualdade, de superioridade ou inferioridade. Veja:
À medida que nós estudarmos, ficaremos mais preparados para a prova.
Nicete foi se emocionando à medida que as homenagens foram sendo apresentadas.
Já a expressão "na medida em que" é uma locução conjuntiva causal, portanto, como a própria nomenclatura denota, haverá noções de causa/consequência em jogo naquelas orações que apresentarem essa expressão. "Na medida em que", semanticamente, equivale a locuções do tipo: “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”. Observe os exemplos seguintes:
Nós precisamos estudar mais na medida em que queremos ser aprovados. (visto que, porque)
O simulado deve ser feito antes de janeiro, na medida em que vamos estar de recesso nesse período. (porque, visto que, já que)
Assim, se você ficar em dúvida, basta substituir as locuções "à medida que" e "na medida em que" por suas formas semanticamente equivalentes e observar se a oração mantém ou não o sentido desejado.
Espero que essas informações tenham sido úteis a você e que, a partir de agora, a distinção entre uma expressão e outra tenha ficado clara em seu raciocínio linguístico.
Até a próxima!
Grande abraço do
Professor Daniel Vícola
Nenhum comentário:
Postar um comentário