Para os alunos da turma do TCE, finalizada ontem, 06/02, alguns gabaritos referentes aos exercícios de aula, conforme prometi.
AULA SOBRE "CRASE"
01) C 02) D 03) D 04) B 05) E 06) B 07) D
AULA SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL
01) E 02) C 03) C 04) D 05) B 06) C 07) E 08) E 09) E 10) E
AULA SOBRE CONCORDÂNCIA NOMINAL
01) A 02) A 03) C 04) C 05) E 06) D 07) C 08) A
Esses são os gabaritos que ficaram faltando para a turma de vocês. O restante dos arquivos disponibilizados em sua ÁREA DO ALUNO possuem os gabaritos dos exercícios. Havendo alguma dúvida remanescente, entrem em contato aqui, pelos comentários.
Boa sorte e grande abraço a todos!
Professor Daniel Vícola
4 comentários:
Daniel, no gabarito dos exercicios de crase, a reposta correta para um dos mesmos é "Quem recorre às escolas de jornalismo deve saber que terá acesso apenas às informações básicas acerca da profissão", porém fiquei com dúvida, pois nas regras para o uso diz que não ocorre crase quando vem antes de uma palavra plural, que é exatamente o que ocorre nesta reposta. Vc pode me esclarecer? Obrigada! Elisabete
Oi, Elisabete! Vamos "clarear" as coisas, então: a regra diz que não há crase quando a preposição "a" aparecer SOZINHA antes de uma palavra no PLURAL. Por que isso acontece? Porque diante de uma palavra feminina NO PLURAL, ocorrerá o artigo feminino NO PLURAL, ou seja, para que aconteça crase, no mínimo, eu preciso ter "ÀS" (junção de "A", preposição, mais "AS", artigo definido no plural, formando a contração "ÀS").
Na frase em questão, observe que essa exigência é atendida:
"Quem recorre ÀS escolas de jornalismo deve saber que terá acesso apenas ÀS informações básicas acerca da profissão"
recorre (A + AS) = ÀS escolas
acesso (A + AS) = ÀS informações
O que está exemplarmente correto.
Atente, então, para o que diz a regra: só não haverá crase diante de palavras femininas no PLURAL se, diante delas, houver apenas o "a" preposição.
Espero que tenha ficado claro!
Abraço.
Daniel.
Olá professor Daniel, estava resolvendo as questões de Língua Portuguesa do concurso do BB de 2010 feito pela Cesgranrio e não consegui entender a resposta da pergunta número 7 sendo a seguinte:
7 Em “Mas não havia engano.” (l. 25), o sinal de pontuação
que NÃO pode substituir o ponto (.) é
(A) vírgula ( , )
(B) ponto e vírgula ( ; )
(C) dois pontos ( : )
(D) travessão ( – )
(E) reticências ( ... )
A linha 25 é:
Mas não havia engano. Passei pelo portão apreensivo
quanto ao que meus sentidos me mostravam,
voltei o olhar para cima, vasculhei as frondes das árvores
e não precisei procurar muito.
A resposta correta é a letra A, por quê?
Vejamos o período em questão: “Mas não havia engano. Passei pelo portão apreensivo quanto ao que meus sentidos me mostravam, voltei o olhar para cima, vasculhei as frondes das árvores e não precisei procurar muito.” O ponto final, neste caso, marca a separação entre dois períodos que já se encontram separados por vírgulas. O verbo havia determina a
primeira oração, coordenada, sem sujeito, que vai até a palavra engano. A partir da forma verbal passei temos o
início de um novo período, desta vez, composto ( “passei, voltei, vasculhei e precisei”) referente a um único sujeito desinencial: “eu”. Para estabelecer a separação entre as orações, a única alternativa que não funciona é a letra (A), pois o que está em questão é o valor sintático e não o semântico. O contexto, a entonação e a impostação da voz
pode assegurar os outros sinais, inclusive o das reticências.
Resumindo: era necessário CONCLUIR o primeiro período para passarmos ao período seguinte e o único sinal de pontuação que não serviria para tal função é a vírgula.
Espero que tenha ficado claro.
Abraço!
Postar um comentário