sexta-feira, 24 de setembro de 2010

VERBOS IRREGULARES


Diferentemente dos regulares, os verbos irregulares não seguem um modelo de conjugação, apresentando alterações em seu radical ou em suas terminações.

Veja o que ocorre com o verbo perder, que já na primeira pessoa do singular do presente do indicativo apresenta irregularidade bastante comum: a troca do radical do infinitivo perd- por perc-: eu perco.

Com o verbo estar, também no presente do indicativo, não temos mudança no radical (est-). As terminações e a posição da sílaba tônica em nada se parecem com as da maioria dos verbos terminados em -ar:

eu estou
tu estás
ele está
nós estamos
vós estais
eles estão

Se o verbo estar fosse regular, seu presente do indicativo seria: eu esto, tu estas, ele esta, nós estamos, vós estais, eles estam.

Mas é claro que ninguém o conjuga assim.

Vamos agora prestar muita atenção na conjugação de alguns verbos irregulares que normalmente causam dúvidas.

Verbos terminados em -IAR:

Quase todos os verbos terminados em -iar são regulares, como anunciar, denunciar, variar, reverenciar, maquiar, policiar, noticiar, angustiar, negociar:

eu anuncio ele anuncia nós anunciamos eles anunciam

eu vario ele varia nós variamos eles variam

eu negocio ele negocia nós negociamos eles negociam

No entanto, há cinco verbos terminados em -iar cuja conjugação é irregular: mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar.

Mediar - medeio, medeias, medeia... que eu medeie, medeies, medeie...
Ansiar - anseio, anseias, anseia... que eu anseie, anseies, anseie...
Remediar - remedeio, remedeias, remedeia...que eu remedeie, remedeies...
Incendiar - incendeio, incendeias, incendeia...que eu incendeie...
Odiar - odeio, odeias, odeia... que eu odeie, odeies, odeie...
Como você deve ter notado, a inicial de cada verbo permite formar uma ótima dica: a nome próprio "MARIO".
Veja de novo:

Mediar
Ansiar
Remediar
Incendiar
Odiar

O verbo intermediar, derivado de mediar, também é irregular:

eu intermedeio, tu intermedeias, ele intermedeia;
que eu intermedeie, que ele intermedeie, que nós intermediemos, que eles intermedeiem, nós intermediamos, vós intermediais, eles intermedeiam

Cuidado com o presente do subjuntivo desses verbos. Tome como modelo odiar:

que eu odeie, que tu odeies, que ele odeie, que nós odiemos, que vós odieis, que eles odeiem;

Verbos terminados em -EAR:

Responda já: o time deve estrear ou estreiar?
Eis um dos grandes nós da ortografia da língua portuguesa: o substantivo correspondente ao verbo é estreia, mas o verbo, mesmo, é estrear; assim como o substantivo é receio, mas o verbo é recear. E por aí vai.

Agora, anote: não existe verbo terminado em -eiar!
Vale a pena repetir: não existe verbo terminado em -eiar.

Há verbos terminados em -iar, como variar, anunciar e tantos outros já citados, e verbos terminados em -ear, como frear, passear, pentear, recear, estrear.

Todos os verbos terminados em -ear são conjugados com as mesmas terminações. Vamos tomar como exemplo e modelo o verbo frear.

Presente do Indicativo

eu freio
tu freias
ele freia
nós freamos
vós freais
eles freiam

Pretérito Perfeito do Indicativo

eu freei
tu freaste
ele freou
nós freamos
vós freastes
eles frearam

Você já sabe que os dois tempos dados acima são primitivos. E já conhece os esquemas de conjugação dos tempos derivados. Aplique-os, agora, com qualquer tempo de qualquer verbo terminado em -ear.

Não esqueça: todos - absolutamente todos - os verbos terminados em -ear apresentam as mesmas terminações.

Nenhum comentário: