terça-feira, 22 de março de 2011

PROPOSITALMENTE ou PROPOSITADAMENTE?


Como sempre alerto aos alunos, nossa língua tem mistérios que a própria gramática desconhece. Pode ser numa conjugação verbal, na grafia esdrúxula de um termo, numa palavra que você jura - de pés juntos! - não existir e, quando vai consultar os bons dicionários, acaba descobrindo que existe, sim, e é, por incrível que pareça, até recomendada pelos defensores da norma culta.
É, minha gente, estudar nosso rico idioma é isso aí: estar sempre às voltas com dúvidas, as mais variadas possíveis!
O que me traz aqui, hoje, é a dúvida da Mirian, aluna da Turma Regular do GETUSP, que me perguntou, em sala de aula, o seguinte:

"Qual a forma correta, professor: PROPOSITALMENTE ou PROPOSITADAMENTE?"

E lá fui eu consultar todas as minhas mais seguras fontes para sanar mais essa dúvidae compartilhar a informação com os leitores do blogue.
Via de regra, o que os grandes dicionaristas da nossa língua registram como forma vernácula é o advérbio PROPOSITADAMENTE, derivado do adjetivo PROPOSITADO, ou seja "feito de propoósito".
De acordo com o padrão culto, então, parece-me, diante da pesquisa realizada, que a preferência lexical está com essa forma.
Contudo, alguns outros estudiosos da língua parecem não fechar as portas de todo para a variação PROPOSITALMENTE, mostrando-nos que, enquanto fruto de um processo de derivação sufixal, essa forma é totalmente válida, uma vez que o adjetivo PROPOSITAL existe, de fato, no vocabulário da língua e, portando, assim como acontece com PROPOSITADO, também pode dar origem a novas palavras como,  no caso, o advérbio PROPOSITALMENTE.
Aqueles que defendem a existência de PROPOSITALMENTE, contudo, fazem uma ressalva: por não ser forma dicionarizada, embora perfeitamente concebível para os padrões de formação de palavras do português, eles recomendam que, em contextos mais formais, se utilize a forma vernácula PROPOSITADAMENTE.
E é isso, minha gente. A língua sempre nos levando a refletir sobre suas possibilidades e seus usos.
Espero ter contribuído com os estudos de todos vocês!
Grande abraço.

Professor Daniel Vícola

8 comentários:

Prof. Daniel Vícola disse...

Pessoal,

Talvez o problema tenha sido algo temporário. Verifiquei no painel do blogspot e tudo está habilitado normalmente.
Podem comentar à vontade!
Abraços!

Daniel.

Fernando Campanella disse...

Obrigado, Daniel, você sanou uma dúvida minha com essa postagem. Um abraço.

Anônimo disse...

Caro Professor! Muitíssimo grato por seu esclarecimento. Tinha dúvidas sobre o "propositadamente e propositalmente".

Dúvidas sanadas!

Forte abraço!

Gustavo disse...

Esclarecimento muito bom. De forma muito objetiva, não tenho mais dúvidas. Obrigado!

Catarina disse...

Esclarecimento muito bom. De forma muito objetiva, não tenho mais dúvidas. [2]

Obrigada!

Prof. Daniel Vícola disse...

Muito obrigado, Catarina!
Grande abraço!

Alex Teixeira Benfica disse...

Não seria interessante uma comparação com "real" que forma "realmente" como mais um argumento a favor do "propositalmente"?

Prof. Daniel Vícola disse...

Sim, Alex. É mais um exemplo - entre tantos outros que poderíamos citar!
Abraço!