terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

GABARITOS DE EXERCÍCIOS DE AULA - TURMA TCE, FEDERAL CONCURSOS


Para os alunos da turma do TCE, finalizada ontem, 06/02, alguns gabaritos referentes aos exercícios de aula, conforme prometi.

AULA SOBRE "CRASE"

01) C   02)   03)   04) B   05) E   06) B   07) D

AULA SOBRE CONCORDÂNCIA VERBAL

 01) E   02) C   03) C   04) D   05) B   06) C   07) E   08) E   09) E   10) E

AULA SOBRE CONCORDÂNCIA NOMINAL

 01) A   02) A   03) C   04) C   05) E   06) D   07) C   08) A

Esses são os gabaritos que ficaram faltando para a turma de vocês. O restante dos arquivos disponibilizados em sua ÁREA DO ALUNO possuem os gabaritos dos exercícios. Havendo alguma dúvida remanescente, entrem em contato aqui, pelos comentários.
Boa sorte e grande abraço a todos!

Professor Daniel Vícola

4 comentários:

Anônimo disse...

Daniel, no gabarito dos exercicios de crase, a reposta correta para um dos mesmos é "Quem recorre às escolas de jornalismo deve saber que terá acesso apenas às informações básicas acerca da profissão", porém fiquei com dúvida, pois nas regras para o uso diz que não ocorre crase quando vem antes de uma palavra plural, que é exatamente o que ocorre nesta reposta. Vc pode me esclarecer? Obrigada! Elisabete

Prof. Daniel Vícola disse...

Oi, Elisabete! Vamos "clarear" as coisas, então: a regra diz que não há crase quando a preposição "a" aparecer SOZINHA antes de uma palavra no PLURAL. Por que isso acontece? Porque diante de uma palavra feminina NO PLURAL, ocorrerá o artigo feminino NO PLURAL, ou seja, para que aconteça crase, no mínimo, eu preciso ter "ÀS" (junção de "A", preposição, mais "AS", artigo definido no plural, formando a contração "ÀS").
Na frase em questão, observe que essa exigência é atendida:

"Quem recorre ÀS escolas de jornalismo deve saber que terá acesso apenas ÀS informações básicas acerca da profissão"

recorre (A + AS) = ÀS escolas
acesso (A + AS) = ÀS informações

O que está exemplarmente correto.
Atente, então, para o que diz a regra: só não haverá crase diante de palavras femininas no PLURAL se, diante delas, houver apenas o "a" preposição.

Espero que tenha ficado claro!
Abraço.

Daniel.

Anônimo disse...

Olá professor Daniel, estava resolvendo as questões de Língua Portuguesa do concurso do BB de 2010 feito pela Cesgranrio e não consegui entender a resposta da pergunta número 7 sendo a seguinte:

7 Em “Mas não havia engano.” (l. 25), o sinal de pontuação
que NÃO pode substituir o ponto (.) é
(A) vírgula ( , )
(B) ponto e vírgula ( ; )
(C) dois pontos ( : )
(D) travessão ( – )
(E) reticências ( ... )
A linha 25 é:
Mas não havia engano. Passei pelo portão apreensivo
quanto ao que meus sentidos me mostravam,
voltei o olhar para cima, vasculhei as frondes das árvores
e não precisei procurar muito.

A resposta correta é a letra A, por quê?

Prof. Daniel Vícola disse...

Vejamos o período em questão: “Mas não havia engano. Passei pelo portão apreensivo quanto ao que meus sentidos me mostravam, voltei o olhar para cima, vasculhei as frondes das árvores e não precisei procurar muito.” O ponto final, neste caso, marca a separação entre dois períodos que já se encontram separados por vírgulas. O verbo havia determina a
primeira oração, coordenada, sem sujeito, que vai até a palavra engano. A partir da forma verbal passei temos o
início de um novo período, desta vez, composto ( “passei, voltei, vasculhei e precisei”) referente a um único sujeito desinencial: “eu”. Para estabelecer a separação entre as orações, a única alternativa que não funciona é a letra (A), pois o que está em questão é o valor sintático e não o semântico. O contexto, a entonação e a impostação da voz
pode assegurar os outros sinais, inclusive o das reticências.
Resumindo: era necessário CONCLUIR o primeiro período para passarmos ao período seguinte e o único sinal de pontuação que não serviria para tal função é a vírgula.
Espero que tenha ficado claro.
Abraço!