segunda-feira, 14 de julho de 2008

CONJUGAÇÃO: FUTURO DO SUBJUNTIVO


"Quando você vir com os olhos da Imaginação, o mundo todo, ao seu redor, ficará mais colorido."

Conjugação verbal é sempre motivo para dores de cabeça em se tratando de exercícios sobre verbo, certo?
Não se você souber como trabalhar com ela! As conjugações verbais são nossas aliadas, não inimigas, e podem nos ajudar a solucionar diversos problemas. Veja só:

O futuro do subjuntivo indica um futuro hipotético. É usado principalmente em orações condicionais (se ...) e temporais (quando ...). Esse tempo verbal deriva da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (troca-se a terminação "-ram" por "-r").
Quer ver como é fácil? Acompanhe os exemplos abaixo:

Fazer: Eles fize(-ram)--- fize(+r) = se eu fizer... / quando eu fizer...;

Trazer: Eles trouxe(-ram) trouxe(+r) = se eu trouxer... / quando eu trouxer...;

Querer: Eles quise(-ram) _ quise(+r) = se eu quiser... / quando eu quiser...;

Dizer: Eles disse(-ram) _ disse(+r) = se eu disser... / quando eu disser...;

Pôr: Eles puse(-ram) _ puse(+r) = se eu puser... / quando eu puser...;

Ser e Ir: Eles fo(-ram) _ fo(+r) = se eu for... / quando eu for...;

Vir: Eles vie(-ram) _ vie(+r) = se eu vier... / quando eu vier;

Ver: Eles vi(-ram) _ vi(+r) = se eu vir... / quando eu vir...

É por isso que o futuro do subjuntivo do verbo "ver" fica: "se eu vir o filme..."; "quando você vir o resultado do teste..."; "quando nos virmos novamente..."; "se vocês virem a verdade...".
Viram como é fácil?
Até a próxima!

Nenhum comentário: