quinta-feira, 31 de julho de 2008

"EU SÓ COMPITO SE AS REGRAS FOREM ALTERADAS!"


Que brasileiro, em sã consciência (que frase mais clichê!), diria essa frase sem titubear? Acredito que poucos, pois a maioria não teria certeza de que forma do verbo competir deveria utilizar na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, tempo que indica ação cotidiana, caracterizado pela frase "Todos os dias eu..."

Pois bem, a frase apresentada está CERTA!

O verbo competir deve ser assim conjugado no presente do indicativo:

Eu compito,
Tu competes,
Ele compete,
Nós competimos,
Vós competis,
Eles competem.

No presente do subjuntivo, tempo que indica hipótese, desejo, dúvida no momento presente, caracterizado pela expressão "Espero que eu..." , deve ser assim conjugado:

Que eu compita,
Que tu compitas,
Que ele compita,
Que nós compitamos,
Que vós compitais,
Que eles compitam.

Conjugações semelhantes ocorrem com os verbos:

aderir, despir, inserir, repelir, advertir, diferir, interferir, ressentir, aferir, digerir, investir, revestir, aspergir, discernir, mentir, seguir, assentir, divergir, perseguir, sentir, auferir, divertir, preferir, servir, compelir, expelir, pressentir, sugerir, concernir, ferir, preterir, transferir, consentir, impelir, prosseguir, deferir, inferir, referir, desferir, ingerir, refletir.

Nenhum comentário: