terça-feira, 6 de julho de 2010

ALGUNS SINAIS DE PONTUAÇÃO


Sinais de pontuação, diferente do que pensam muitos por aí, não são "enfeites", tampouco elementos acessórios, de importância reduzida. Muito pelo contrário! Um texto mal pontuado é um texto praticamente inútil, porque ele não conseguirá transmitir com fidelidade as ideias de quem o escreveu.
Muitos alunos me perguntam como fazer para aprender a utilizar a vírgula, os dois pontos, as reticências... Claro que a gramática nos oferece regras e dita o uso correto de todos os sinais de pontuação mas, para além do conhecimento técnico acerca do assunto, sempre respondo que o importante, mesmo, no momento de pontuar um texto é a sua experiência como LEITOR da língua portuguesa. Aquele que tem o hábito da leitura constante certamente fará uma pontuação adequada, ainda que "intuitiva". Porque pontuação tem tudo a ver com o fluir da escrita. É ela que nos ajuda a garantir que o leitor consiga "deslizar" por nossas palavras sem solavancos nem acidentes de percurso.
O pequeno vídeo acima trata da utilização de três importantes sinais de pontução: o ponto final (.), o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação(!).
Voltarei ao assunto em posts futuros porque este é um tema bastante rico e recorrente entre as dúvidas que me chegam.
Um grande abraço a todos e obrigado pelas visitas!

Prof. Daniel Vícola

Nenhum comentário: