sexta-feira, 24 de maio de 2013

SETE PECADOS DA CRASE


4 comentários:

Luciana Montemezzo disse...

Este esquema, professor, era ensinado pelo professor Edison de Oliveira, há mais de 20 anos, em Porto Alegre. Ele dava aulas no Universitário, curso pré-vestibular que existe até hoje. Este e outros temas referentes à gramática da Língua Portuguesa também podem ser encontradas no livro "Todo o mundo tem dúvidas, inclusive você". Espero que o senhor cite a fonte. Infelizmente o professor Edison já faleceu, mas segue vivo na memória de seus alunos.

Prof. Daniel Vícola disse...

Oi, Luciana. Não sabia dessa informação. Este texto circula por várias páginas da rede que têm como objetivo estudar e desmistificar a nossa língua portuguesa. Não é propriamente um "método", tampouco um "esquema", mas uma série de lembretes sobre crase. Agradeço sua informação e a demonstração de carinho por um antigo mestre. Quem seríamos nós sem eles, não é mesmo?
Abraço.

Luciana Montemezzo disse...

Caro Daniel, segue abaixo o link da publicação do prof. Edison de Oliveira, ainda disponível para compra. Não tenho como esquecer dele, não apenas pela sua inusitada didática - surpreendente, na década de 1980 - mas também por, depois, ter seguido na área de Letras. Como pesquisadora, me preocupo muito com as referências às fontes (coisa que, infelizmente, a internet parece estar eliminando). Boa leitura!

http://shopping.uol.com.br/todo-mundo-tem-duvida-inclusive-voce_2432271.html?noex=1&ps=false&psid=1#rmcl

Prof. Daniel Vícola disse...

É verdade. Não há como ter controle sobre isso.