terça-feira, 29 de março de 2011

CORREIO GRAMATICAL


Unindo o útil ao agradável, crio, a partir de agora, a seção "CORREIO GRAMATICAL", em que vou tratar de responder as dúvidas que os alunos me mandam via e-mail, compartilhando a informação com todos que acessam o blogue.
Inaugurando este novo canal, utilizo-me da carinhosa mensagem da Vânia, aluna do Instituto GETUSP:

Caro Prof. Daniel,
Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo por suas aulas. Tenho prazer em assistí-las. Excelente didata!
Agora uma dúvida sobre a aula de verbos:
Qual a diferença entre infinitivo pessoal e impessoal?
Aguardo sua resposta,
Um abraço
Vânia

Oi,Vânia!

Muito obrigado por seu gentil retorno!
É muito bom saber e sentir os resultados do curso que preparo com tanto carinho.
A questão dos infinitivos é bastante simples, Vânia.
Vou tratar disso na aula de conjugações que vou gravar para o montante de "Redação".
Mas só para não a deixar curiosa, respondo: o infinitivo impessoal é o infinitivo como mostrei na aula. Seria o verbo "em seu estado bruto", sem nenhuma espécie de flexão (cantar, dizer, falar, sentir...)
Já o infinitivo pessoal é quando você pega a forma do infinitivo e a atribui a uma das pessoas do discurso. Por exemplo:

"Seria melhor nós ESTUDARMOS a lição, Maria!"
"É melhor FAZERMOS logo o almoço!"

Repare que, nessas frases, eu me utilizei do infinitivo, mas o atribui a primeira pessoa do plural, nós, ao dizer ESTUDARMOS e FAZERMOS. Repare que esses verbos AINDA NÃO FORAM CONJUGADOS, eu apenas atribui a AÇÃO expressa por eles a uma das três pessoas do discurso, sem que ela tenha, contudo, efetivamente praticado aquela ação!
Assim:

NÓS "FAZER" = NÓS "FAZERMOS"
NÓS "ESTUDAR" = NÓS "ESTUDARMOS"

A esse infinitivo com as marcas número-pessoais acrescidas através de desinências chamamos de INFINITIVO PESSOAL.
É isso, Vânia!
Espero ter ajudado.
Um grande abraço!

Prof. Daniel Vícola

Nenhum comentário: